WASHINGTON – O FBI (polícia federal americana) ordenou nesta segunda-feira, 12, que os agentes aumentem o tempo dedicado à fiscalização da imigração e reduzam as investigações de crimes de colarinho branco, disseram à Reuters quatro pessoas familiarizadas com o assunto.
Em uma série de reuniões, agentes do FBI foram informados por seus escritórios de campo que precisariam começar a dedicar aproximadamente um terço de seu tempo para ajudar o governo Trump a prender imigrantes ilegais.
Foi dito ainda que a busca por casos de colarinho branco — como fraudes e corrupção — perderá prioridade pelo menos até o final de 2025, disseram as fontes.
Uma porta-voz do FBI não fez comentários imediatos sobre a nova diretriz.
Historicamente, a fiscalização da imigração não tem sido, em grande parte, da competência das agências de segurança do Departamento de Justiça.
Mas, à medida que o presidente Donald Trump intensificou a repressão à imigração, milhares de agentes federais de diversas agências foram recrutados nos últimos meses para assumir novas funções como agentes de imigração, desviando os recursos de combate ao crime antes concentrados em outras áreas.
** Com Reuters **